Nesse artigo falaremos sobre a classificação dos riscos e métodos gerais para avaliação dos mesmos, seguindo preceitos das Normas Regulamentadoras.
O que são Riscos Ocupacionais?
Os riscos ocupacionais são condições no ambiente de trabalho que precisam de gerenciamento e controle constantes.
Por isso, seu mapeamento é um dos deveres mais importantes numa gestão de Segurança e Saúde do Trabalho (SST)
para propiciar um ambiente adequado para os trabalhadores exercerem suas atividades.
Existem os riscos mais evidentes e graves, como os ligados ao calor, produtos químicos ou a acidentes de grandes proporções. Há também riscos que passam despercebidos e muitas empresas não dão a devida atenção aos impactos que eles causam, como os riscos ergonômicos.
Classificação dos riscos ocupacionais
Os agentes que causam riscos à saúde dos trabalhadores e que costumam estar presentes nos locais de trabalho são agrupados em cinco tipos, e geralmente possuem cores indicativas que são utilizadas em mapas de riscos:
- Físicos - Verde
- Químicos - Vermelho
- Biológicos - Marrom
- Ergonômicos - Amarelo
- Mecânicos - Azul
Como a plataforma é muito completa, selecionamos algumas das principais funções para você conhecer melhor.
Avaliação e prevenção de riscos
Temos abordagens básicas, até mesmo na NR-9, que cita a importância de se realizar uma análise preliminar das atividades de trabalho e dos dados já disponíveis relativos aos agentes físicos, químicos e biológicos. Caso não possuam esses dados, é necessária a medição dos mesmos.
Com essas informações, é possível determinar se há necessidade de adoção direta de medidas de prevenção ou de realização de avaliações qualitativas ou, quando aplicáveis, de avaliações quantitativas.
A avaliação quantitativa das exposições ocupacionais aos agentes físicos, químicos e biológicos, deverá ser realizada para:
- Comprovar o controle da exposição ocupacional aos agentes identificados;
- Dimensionar a exposição ocupacional dos grupos de trabalhadores;
- Subsidiar o equacionamento das medidas de prevenção.
PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos
Os resultados das avaliações das exposições ocupacionais aos agentes físicos, químicos e biológicos devem ser incorporados ao inventário de riscos do PGR.
Com a elaboração do PGR, é possível definir as prioridades, para quais riscos serão disponibilizados recursos para correção,
adotar as medidas de prevenção e realizar a conscientização dos trabalhadores.
A gestão desses riscos ocupacionais deve cumprir as normas vigentes, a legislação trabalhista, ter uma implantação de medidas preventivas e, principalmente, proteger a saúde do trabalhador.
Lembrando sempre que na segurança do trabalho não existe receita de bolo ou fórmula mágica, é sempre um ciclo contínuo de melhorias e cada atividade necessitará de uma avaliação específica.
Compartilhe nas redes sociais
Outros conteúdos
Erros nos eventos do eSocial
Multas aplicadas pelo eSocial
Av. Toronto, 1308, Jardim Canadá, Nova Lima/MG
© 2021 Direitos reservados para o eSocialBrasil.