O que é CIPA?
Composta por representantes da empresa e dos trabalhadores, a CIPA tem como objetivo identificar e corrigir os riscos de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho.
Além disso, a CIPA realiza inspeções periódicas, investiga acidentes, propõe medidas de prevenção e orienta os trabalhadores sobre segurança e saúde no trabalho.
A Comissão também é responsável por acompanhar e avaliar a implementação das medidas de prevenção, bem como fornecer treinamentos e informações sobre segurança e saúde ocupacional.
CIPA é obrigatório?
No entanto, a Comissão pode ser formada voluntariamente por empresas com menos de 200 funcionários, com o objetivo de promover a segurança e saúde dos seus trabalhadores.
Eleição para CIPA
Todos os membros da CIPA devem ser eleitos ou indicados por meio de votação, e são responsáveis por promover a segurança e saúde dos trabalhadores, realizando inspeções, investigando acidentes, propondo medidas de prevenção e orientando os trabalhadores sobre segurança e saúde no trabalho.
COMPOSIÇÃO
Em empresas com até 200 funcionários, a CIPA é composta por 5 membros, sendo no mínimo 3 eleitos entre os trabalhadores e 2 indicados pela empresa.
Já em empresas com mais de 200 funcionários, a CIPA é composta por 11 membros, sendo no mínimo 7 eleitos entre os trabalhadores e 4 indicados pela empresa.
A importância da CIPA
A atuação da CIPA é fundamental para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, evitando acidentes e doenças ocupacionais e, consequentemente, preservando a saúde e a vida dos trabalhadores.
Além disso, a Comissão contribui para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários, aumentando sua motivação e desempenho no trabalho.
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